Eletricidade e Gás

Ligue já!

Contáctanos para nuevas contrataciones
o
Nós te chamamos
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Acepto la política de protección de datos.
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados

Informações sobre CPE e CUI

a)    O que é o CPE - Código de Ponto de Entrega?

O Código de Ponto de Entrega (CPE) é o número que identifica a sua instalação elétrica. Trata-se de um número único por cada contador e poderá encontrar este código nas faturas de energia elétrica ou, em caso de não ter um contrato de ativo, pode solicitar essa informação ao Operador de Rede de Distribuição “E-redes”.

Caso pretenda sabê-lo, deixamos abaixo o link do Operador “E-redes” e os respetivos dados de contacto:

https://www.e-redes.pt/

Número E-Redes: 218 100 100 (Custo de uma Chamada para a rede fixa nacional)

b)    O que é o Código Universal de Instalação (CUI)?

O Código Universal de Instalação (CUI), é o número que identifica a sua instalação de gás natural.

Poderá encontrar este código nas faturas de gás natural ou, em caso de não ter um contrato de gás natural ativo, poderá solicitar essa informação ao Operador de Rede de Distribuição da sua zona geográfica.

Cabe aos Operadores de Rede de Distribuição (“ORD”) de Gás Natural a exploração, manutenção e desenvolvimento da rede de distribuição, assim como, assegurar a segurança da distribuição e qualidade do serviço em determinada área geográfica específica.

Poderá consultar abaixo a lista de Distribuidores de Gás Natural:

ORD Gás Natural

Cobertura Zona

Linha de Apoio

Lisboagás

Alenquer, Amadora, Azambuja, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Torres Vedras, Vila Franca de Xira

808 200 343

Portgás

Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Barcelos, Braga, Esposende, Fafe, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde, Vizela, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira

808 100 900

Beiragás

Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Guarda, Lamego, Lousã, Mangualde, Mortágua, Nelas, Santa Comba Dão, Seia, Tondela, Viseu

808 200 339

Dianagás

Évora, Sines

808 200 341

Duriensegás

Amarante, Bragança, Chaves, Marco de Canavezes, Vila Real

808 200 342

Lusitaniagás

Águeda, Albergaria-a-Velha, Alcobaça, Anadia, Aveiro, Batalha, Caldas da Rainha, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Espinho, Estarreja, Figueira da Foz, Ílhavo, Leiria, Marinha Grande, Mealhada, Montemor-o-Velho, Murtosa, Nazaré, Óbidos, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Pombal, Porto de Mós, Rio Maior, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Soure, Vagos, Vale de Cambra

808 200 344

Medigás

Faro, Olhão, Portimão

808 200 345

Páxgás

Beja

808 200 346

Setgás

Alcochete, Almada, Barreiro, Benavente, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal

808 200 347

Sonorgás

Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Póvoa de Lanhoso

808 203 027

Tagusgás

Ansião, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Alvaiázere, Pedrógrão Grande, Ferreira do Zêzere, Ourém, Tomar, Sardoal, Mação, Constância, Golegã, Abrantes, Gavião, Torres Novas, Alcanena, Santarém, Chamusca, Alpiarça, Cartaxo, Almeirim, Salvaterra de Magos, Coruche, Ponte de Sôr, Avis, Nisa, Castelo de Vide, Crato, Marvão, Portalegre, Alter do Chão, Fronteira, Monforte, Sousel, Elvas, Campo Maior, Arronches

808 505 152

 

c)    O que é o escalão de Gás e quais os Escalões que existem?

O escalão de gás, identifica o consumo expectável dos consumidores residenciais (domésticos) de gás natural ligados em baixa pressão. Por norma os clientes domésticos apresentam consumos anuais não superiores ou iguais a 10.000 m3. Caso excedam o consumo de 10.000m3 / ano, serão considerados clientes industriais.

Em mercado livre, as tarifas de gás natural de baixa pressão têm os seguintes quatro escalões:

  • Escalão 1 – 0 a 220 m3/ano
  • Escalão 2 - 221 a 500 m3/ano
  • Escalão 3 – 501 a 1.000 m3/ano
  • Escalão 4 – 1.001 a 10.000 m3/ano

Os escalões podem variar de ano para ano, tendo em conta o consumo anual real do cliente.

Caso pretenda saber qual o seu Escalão, poderá consultar o mesmo na sua fatura de gás natural ou junto do seu Operador de Rede de Gas Natural.

Em caso de dúvida, poderá ligar para a Linha de Atendimento REPSOL, disponível nos dias úteis das 09.00h às 20.00h, que o ajudará em todo o processo ou no esclarecimento qualquer dúvida.

Número da Linha de Atendimento REPSOL: 210 540 000 (Custo de uma Chamada para a rede fixa nacional).

d)    Quem define o Escalão de Consumo?

O escalão de consumo de cada cliente doméstico é ajustado anualmente e é definido de forma automática pelo Operador de Rede de Distribuição, tendo por base o consumo real verificado no ano anterior.

Em caso de alteração do escalão do consumo, o Operador de Rede de Distribuição informará o comercializador que por sua vez informará os seus clientes dessa mesma alteração.

e)    Os valores das tarifas dependem do Escalão?

O valor da tarifa a cobrar depende do escalão de consumo onde se encontra. Nesse sentido, o valor da tarifa pode variar de cliente para cliente, consoante o escalão onde o cliente se encontra. 

Em mercado livre, a tarifa de gás natural é composta por:

1. Uma parte Regulada, Tarifas de Acesso às Redes (TAR):

Valor é definido pela Entidade Reguladora dos Serviços de Energia (ERSE) e paga por todos os consumidores de gás natural de forma igual.

Poderá consultar as tarifas de acesso as redes vigentes aqui.

2. Uma parte definida pelo Comercializador, a tarifa de Energia e Comercialização

É definida pelo comercializador em mercado livre, e inclui o custo de compra/aprovisionamento de gás natural, assim como, o custo de comercialização.

Em caso de dúvida, poderá ligar para a linha de atendimento geral REPSOL, disponível nos dias úteis das 09.00 às 20.00h, que o ajudará em todo o processo ou no esclarecimento de qualquer dúvida.

Número da Linha de Atendimento geral REPSOL: 210 540 000 (Custo de uma chamada para a rede fixa nacional).