A Fundación Repsol acaba de abrir uma nova fase de candidaturas para o Fundo de Empreendedores, a aceleradora empresarial que apoia startups inovadoras no sector da energia e da mobilidade. Os projetos selecionados vão receber apoio económico até 144.000€ ao longo de um ano, para além de formação, aconselhamento de uma equipa de mentores e acesso a possíveis investidores.
A Fundación Repsol está a levar a cabo a sétima convocatória do seu Fundo de Empreendedores para apoiar as melhores startups com soluções inovadoras nas áreas da energia, da mobilidade avançada, da economia circular e dos novos materiais para a indústria energética e química.
No ano de 2017, duas das
oito startups selecionadas são portuguesas e estão neste momento em fase de incubação. Inanoenergy, com uma iniciativa de micro-geradores autónomos, e a C2C-NewCap, na construção de super-baterias.
“A Fundación Repsol acredita e apoia este tipo de projetos e é um apoio rápido e que possibilita que estes se tornem uma realidade no mercado no menor tempo possível, que é o que nós, startups, precisamos”, afirma André Pereira da Inanoenergy.
“O apoio do Fundo de Empreendedores da Fundación Repsol é absolutamente ímpar e uma oportunidade única de trabalhar directamente com uma empresa de Energia de destaque mundial. O apoio recebido nesta fase em que estamos a preparar testes piloto tem sido absolutamente crítico para atingir os objetivos que tínhamos traçado”, acrescenta
André Mão de Ferro da C2C-NewCap.
Os empreendedores que desejem participar poderão apresentar as suas propostas até ao dia 12 de março de 2018 no site da
Fundación Repsol.
O Fundo de Empreendedores apoia startups em dois níveis de desenvolvimento:
Projeto: startups desenvolvidas mas que ainda não chegaram à fase do planeamento comercial.
Ideia: startups que estão a validar a tecnologia ou o modelo de negócio.
As propostas selecionadas vão receber apoio económico, formação especializada, aconselhamento por parte de uma equipa de mentores e acesso a potenciais investidores. Este apoio não implica nenhum tipo de participação no capital da empresa nem a cessão de direitos de propriedade intelectual por parte da Fundación Repsol.
O processo de aceleração tem a duração de um ano, mas pode prolongar-se para um segundo ano no caso dos projetos.
Para o desenvolvimento empresarial, o Fundo de Empreendedores oferece até 144.000€ durante um ano aos projetos e um apoio de 2.000 euros por mês durante 12 meses à categoria de ideia.