Lisboa, 28 de maio de 2020: O projeto WindFloat Atlantic dá um dos últimos passos para ficar totalmente operacional. A última das três plataformas com uma turbina já montada que compõem este projeto partiu do porto de Ferrol hoje rumo ao seu destino definitivo, a 20 quilómetros da costa de Viana do Castelo em Portugal, uma viagem de três dias de duração.
Esta operação será concluída quando esta última unidade se junte ao sistema de ancoragem previamente estabelecido e se conecte ao resto do parque eólico marinho. A terceira plataforma será instalada junto das outras duas unidades, que já estão operacionais e fornecem energia à rede elétrica de Portugal.
O transporte de cada uma das três estruturas flutuantes WindFloat Atlantic representa um marco, dado que evita a necessidade de contar com embarcações de reboque especializadas e facilita que se replique.
A estrutura flutuante, com uma altura de 30 metros e uma distância de 50 metros entre as suas colunas, permite albergar os maiores aerogeradores do mundo instalados numa superfície flutuante, com uma capacidade de produção de 8,4 MW cada um. Uma vez instaladas as três plataformas, o parque eólico, com os seus 25 MW de capacidade instalada, poderá gerar a energia suficiente para abastecer o equivalente a 60.000 utilizadores por ano. O WindFloat Atlantic poderá poupar quase 1,1 milhões de toneladas de CO2.
O projeto pertence à Windplus, que é propriedade conjunta da EDP Renováveis (54,4%), Engie (25%), Repsol (19,4%) e Principle Power Inc. (1,2%). A instalação conta com três turbinas eólicas montadas sobre plataformas flutuantes ancoradas com correntes ao fundo do mar a uma profundidade de 100 metros. A tecnologia utilizada no projeto WindFloat ® minimiza o impacto no meio ambiente e facilita o acesso a recursos eólicos por explorar em águas profundas.
As plataformas foram construídas entre os dois países da Península Ibérica: duas delas nos estaleiros de Setúbal (Portugal) e a terceira nos estaleiros de Avilés e Fene (Espanha).
Esta iniciativa contou com o apoio de instituições públicas e privadas, o que se traduziu na participação de empresas líderes nos seus mercados e no apoio, via financiamento, do Governo de Portugal, da Comissão Europeia e do Banco Europeu de Investimento.
Entre as companhias que tornaram possível a realização deste projeto destacam-se, além da Principle Power, a joint-venture Navantia/Windar, o grupo A. Silva Matos, Bourbon, o fornecedor de turbinas MHI Vestas e o fornecedor de cabos dinâmicos JDR Cables.
O projeto Windfloat Atlantic representa, assim, um marco para o setor, dado que se trata do primeiro parque eólico flutuante semi-submergível do mundo.
Dado que pode estar em águas muito profundas, o WindFloat® pode aceder a recursos energéticos em áreas marinhas muito amplas para abordar desafios sociais de grande dimensão, como a transição para energia limpa, a segurança da energia e as alterações climáticas, ao mesmo tempo que gera postos de trabalho, crescimento económico e oportunidades para o investimento sustentável.
As vantagens desta tecnologia são, entre outras, o facto de que a sua montagem seja feita em seco, que não seja necessário uma embarcação de transporte específica para o seu reboque e não depender de complexas operações offshore associadas à instalação das estruturas fixas tradicionais. Estes fatores contribuem para reduzir os custos associados ao ciclo de vida e aos riscos.
Assim, as plataformas WindFloat® também permitem albergar os maiores aerogeradores comercializados do mundo, o que contribui para incrementar a geração de energia e fomenta uma redução considerável dos custos associados ao ciclo de vida.
A EDP Renováveis (Euronext: EDPR) é líder mundial no setor das energias renováveis e o quarto produtor mundial de energia eólica. Com uma carteira de projetos em desenvolvimento sólida, ativos da máxima qualidade e uma capacidade de exploração líder do mercado, a EDPR registou um excelente desenvolvimento nos últimos anos e já está presente em 14 mercados internacionais (Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Grécia, Itália, México, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos).
A EDPR é uma entidade comprometida com os avanços sociais em matéria de sustentabilidade e integração. Faz parte do índice Bloomberg de Igualdade de Género e tem o certificado Top Employer 2020 na Europa (Espanha, Itália, França, Roménia, Portugal e Reino Unido), ambos os galardões como reconhecimento das suas políticas dirigidas aos seus colaboradores.
A Energias de Portugal, S.A. («EDP»), o principal acionista da EDPR, é uma empresa elétrica internacional líder na criação de valor, inovação e sustentabilidade. A EDP fez parte do índice Dow Jones Sustainability 13 anos consecutivos.
O grupo é uma referência mundial em energia e serviços baixos em carbono. Em resposta à urgência das alterações climáticas, a nossa ambição é sermos líder mundial na transição para zero emissões de carbono "como serviço" para os nossos clientes, em particular empresas globais e entidades locais. Confiamos nas nossas atividades chave (energia renovável, gás, serviços) para oferecer soluções competitivas completas.
Com os nossos 170.000 trabalhadores, clientes, sócios e acionistas, somos uma comunidade de Imaginative Builders, comprometidos todos os dias com um progresso mais equilibrado.
Com um volume de negócios de 60.100 milhões de euros em 2019, o grupo está cotado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e está representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris - World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).
EDPR: Rafael Solís
Director of Corporate Communication & Stakeholders Management
rafael.solis@edpr.com
Página web: www.edpr.com
ENGIE: Tel.: +33 (0)1 44 22 24 35
engiepress@engie.com
Contacto de Relação com Investidores
Tel.: +33 (0)1 44 22 66 29
ir@engie.com
Repsol:
Direção Geral de Relações Externas
prensa@repsol.com
Página web: www.repsol.com
Principle Power:
Nailia Dindarova
Public Affairs Lead
ndindarova@principlepowerinc.com
Página web: www.principlepowerinc.com