Contacte-nos
Contáctanos para nuevas contrataciones
o
Nós te chamamos
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Acepto la política de protección de datos.
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
A aliança estratégica entre a Repsol e a Nortegas permitirá colocar à disposição do público de uma rede de pontos de fornecimento de gás natural veicular nas estações de serviço do Grupo Repsol

Repsol e Nortegas acordam abertura de uma rede de pontos de fornecimento de gás natural veicular

  • A Repsol vai construir, na sua refinaria de Cartagena, a primeira unidade de biocombustíveis avançados de baixa emissão em Espanha, com capacidade para produzir 250.000 toneladas por ano de hidrobiodiesel, biojet, bionafta e biopropano. 
  • A unidade, que deve entrar em funcionamento em 2023, produzirá, a partir de matéria-prima reciclada, biocombustíveis avançados que podem ser usados em aviões, camiões ou carros, o que permitirá reduzir 900 mil toneladas de CO2 por ano.
  • Esta instalação pioneira envolverá um investimento de 188 milhões de euros e estará equipada com tecnologia de ponta e as soluções mais eficientes. 
  • A Repsol, em linha com o seu compromisso de ser uma empresa de zero emissões líquidas até 2050, reforça, com este investimento, o seu papel de player relevante na transição energética e fornecedor-chave de biocombustíveis para os transportes, assente na economia circular. 
  • “Com esta iniciativa, estamos a impulsionar, de forma decisiva, uma nova rota tecnológica que será fundamental no nosso caminho para a neutralidade carbónica e que se junta aos projectos já implementados em eficiência energética, produção de electricidade com baixas emissões, hidrogénio renovável, economia circular, combustíveis sintéticos e captura, uso e armazenamento de CO2, entre outros ”, afirmou o CEO da Repsol, Josu Jon Imaz.

Bilbao, 28 de julho de 2020 – A Repsol e a Nortegas Green Energy Solutions assinaram um acordo para impulsionar a instalação de uma rede de pontos de fornecimento de gás natural veicular (GNV) nas estações de serviço do Grupo Repsol.

Através desta aliança, as empresas comprometem-se a colocar à disposição do público uma rede de pontos de fornecimento de gás natural, integrados nas estações de serviço do Grupo Repsol, prioritariamente nas regiões onde a Nortegas opera como distribuidor de gás natural, ou seja, no País Vasco, Cantábria e Astúrias.

A Nortegas está “muito satisfeita” com o acordo alcançado com a Repsol, “empresa com a qual partilhamos a nossa aposta firme em encontrar soluções energéticas eficientes e que respeitem o meio ambiente, por forma a desenvolver um mix energético sustentável”. De facto, “o gás natural veicular é um aliado na descarbonização: oferece uma alternativa limpa, económica e ambientalmente eficiente”.

Por seu lado, a Repsol destacou que este acordo com a Nortegas “ajuda-nos a continuar a posicionar o GNV como uma alternativa para a mobilidade. Além disso, a Repsol reforça a sua posição como empresa multienergética, líder na mobilidade e com o objetivo de alcançar as zero emissões líquidas no ano 2050, sendo a primeira empresa do seu setor a adotar este ambicioso objetivo”.

 Atualmente, a Repsol já dispõe de cinco pontos de fornecimento de GNV distribuídos nas principais estradas de Espanha (Seseña e Guarromán, na A4; Mojo Gallardo, na A-381; Fontioso, na A1; e Hostalets, na AP7) e, em breve, vai abrir mais três pontos em Mérida (Badajoz), Albatera (Alicante) e Hernani (Gipuzkoa).

 A Nortegas também está a trabalhar no desenvolvimento e implantação de vários projetos para a produção de biometano, um gás obtido a partir do tratamento (upgrading) do biogás gerado em aterros ou estações de tratamento de águas residuais, que poderá ser oferecido à sociedade também em formato de gás natural veicular, somando, assim, maior valor a esta iniciativa conjunta.

 

Primeira instalação de Bizkaia com fornecimento contínuo de GNV

A primeira das instalações que a Repsol e a Nortegas colocarão em funcionamento será situada na localidade de Sestao (Bizkaia), concretamente na estação de serviço da Repsol localizada no quilómetro 9,2 da estrada de Barakaldo a Valle de Trápaga, muito próxima do nó da A-8.

Neste primeiro ponto de fornecimento de gás natural comprimido (GNC), as empresas vão realizar um investimento próximo dos 400.000 euros, apoiado peli Ente Vasco de Energía (EVE) através do seu programa de ajudas à mobilidade eficiente.

A construção já teve início e terá capacidade para atender a procura de veículos ligeiros (turismo e carrinhas), assim como veículos médios e pesados de âmbito urbano (carrinhas e camiões de distribuição).

Será a primeira estação da província de Bizkaia a dispor de fornecimento contínuo de GNV, sem necessidade de depósito, graças à ampla infraestrutura da qual dispõe a Nortegas, que assim leva este combustível alternativo a uma das suas províncias de influência histórica.

Adicionalmente, a Repsol e a Nortegas acordaram já duas novas localizações nas quais se vão iniciar os trabalhos prévios à construção de forma imediata, uma em Madrid e outra em Gipuzkoa.

O gás natural veicular, outra alternativa para a mobilidade

O GNV é um combustível alternativo muito adequado para o transporte, especialmente de mercadorias. Existem dois tipos de gás natural veicular em função da sua fase térmica, o gás natural comprimido (GNC) e o gás natural liquefeito (GNL). O GNC é o gás natural armazenado a altas pressões, utiliza-se em veículos ligeiros e alguns veículos pesados, como autocarros, camiões de serviços e de transporte de curta e média distância. O GNL é gás natural em estado líquido e criogenizado a -161ºC, que se utiliza no transporte pesado, pois proporciona uma maior autonomia.

No que concerne ao meio ambiente, o gás natural melhora a qualidade do ar das cidades: reduz as emissões de óxidos de nitrogénio (NOx) em 85%, elimina 96% das emissões de partículas sólidas (PM) e contribui para conseguir os objetivos de emissões de CO2, já que reduz estas emissões em até 25%. Isto é o que fez com que em Espanha estes veículos disponham da etiqueta ECO, outorgada pela Direção-Geral de Tráfego (DGT), que os isenta das restrições de circulação nas cidades.

O motor a gás natural dispõe de uma mecânica similar ao da gasolina, sendo possível, em alguns casos, a transformação do motor do veículo para que utilizem o gás natural em substituição do combustível tradicional, podendo obter a etiqueta ECO e aceder, desta forma, aos diferentes benefícios e vantagens, que se começaram a aplicar em cada vez mais comunidades autónomas e municípios, como são o acesso a zonas de emissões controladas, as bonificações em taxas e estacionamentos, etc..

Sobre a Nortegas

A Nortegas é o segundo maior operador de distribuição de gás do mercado espanhol. Na atualidade serve mais de um milhão de clientes, a quem fornece gás natural e GPL através de uma rede de mais de 8.000 quilómetros em 383 municípios das comunidades autónomas de Astúrias, Cantábria e País Vasco.

A sede da empresa está localizada em Bilbao e dispõe de centros de operações e de trabalho nas três comunidades nas quais opera, onde realizam a sua atividade as cerca de 250 pessoas que compõem a companhia.

A Nortegas Green Energy Solutions é a companhia através da qual o grupo Nortegas desenvolve novos negócios em torno do gás natural e o seu papel na transição energética sustentável (como é o caso, entre outros, do gás natural veicular e gases renováveis). Esta iniciativa reforça o compromisso da Nortegas com a transição energética e economia circular, fomentando o uso generalizado de combustíveis limpos e sustentáveis, e promovendo iniciativas e atividades em torno a gases de origem renovável.

Sobre a Repsol

A Repsol é uma empresa multienergética global que tem como objetivo a transição para um modelo energético com menores emissões. A Repsol oferece soluções para todo o tipo de necessidades de mobilidade através do desenvolvimento dos carburantes mais eficientes, que são fornecidos nas 3.400 estações de serviço do Grupo Repsol em Espanha; o AutoGás, sendo líderes com mais de 400 pontos de fornecimento; e a expansão da nossa rede de pontos de carregamento para veículos elétricos, uma das mais relevantes de Espanha, composta por mais de 250 pontos de carregamento públicos, entre os quais se incluem 50 de carregamento rápido, a maioria situados em estações de serviço. A empresa também opera mais de 1.000 terminais de carregamento elétrico instalados em empresas e casas particulares. Assim, conta com os dois primeiros pontos de carregamento ultrarrápido em funcionamento na Península Ibérica, instalados durante 2019 em estações de serviço da Repso

Para mais informação

Nortegas

Jon Arrieta

jon.arrieta@nortega.es

Contacto: 00351 609 848 281

Kreab

Noe Beade

nbeade@kreab.com

Miriam Iglesias

miglesias@kreab.com

Contacto: 00351 91 702 71 70

Repsol

Diretor de Comunicação e Relações Externas

amvictor@repsol.com