Contacte-nos
Contáctanos para nuevas contrataciones
o
Nós te chamamos
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Acepto la política de protección de datos.
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados

Repsol e Ørsted vão explorar desenvolvimento de projetos eólicos offshore flutuantes em Espanha

  • Repsol e Ørsted têm a ambição de se transformarem, em parceria, nos pioneiros do desenvolvimento de projetos eólicos offshore flutuantes, através do complemento das suas potencialidades.
  • Esta aliança combina o conhecimento da Repsol como fornecedora global de multienergia e a experiência da Ørsted como líder global em energia eólica offshore. 
  • De acordo com João Costeira, Diretor-executivo de Geração de Baixo Carbono da Repsol: "Contar com a Ørsted, líder mundial em eólicas offshore, como parceiro, posiciona-nos para sermos relevantes no desenvolvimento futuro da tecnologia flutuante offshore, onde já somos um player experiente, graças ao nosso envolvimento no projeto eólico Windfloat Atlantic ao largo da costa de Portugal". 
  • Segundo Martin Neubert, vice-presidente Executivo da Ørsted: "Estamos entusiasmados por unir forças com a Repsol para explorar oportunidades de desenvolvimento eólico offshore flutuante em Espanha e reafirmar o nosso empenho em impulsionar a comercialização desta tecnologia, que alargará o alcance do vento offshore ao permitir instalações ainda mais longe da costa, e em águas mais profundas".

A Repsol e a Ørsted assinaram um acordo para identificarem e, no momento adequado, desenvolverem em conjunto projetos eólicos offshore flutuantes em Espanha. As duas empresas têm a ambição de se tornarem líderes no desenvolvimento de projetos eólicos offshore flutuantes em Espanha, através da combinação dos seus pontos mais fortes. Esta aliança combina a experiência da Repsol como fornecedora global de multienergia e a experiência da Ørsted como líder mundial em eólicas offshore. 

A produção de energia renovável é um dos pilares da estratégia de descarbonização da Repsol. A empresa reforçou recentemente os seus objetivos de capacidade instalada de 2030 para 20 GW, um aumento de 60% em comparação com o objetivo anterior. Até 2025, a capacidade instalada atingirá até 6 GW.

Em outubro de 2021, a Repsol aumentou as suas ambições de investimento para projetos de baixo carbono. Entre 2021 e 2025, a multienergética atribuirá mais mil milhões de euros a projetos de baixo carbono, elevando o total para 6,5 mil milhões de euros dos 5,5 mil milhões de euros estabelecidos no plano estratégico aprovado em novembro de 2020. Adicionalmente, em dezembro de 2019, a Repsol tornou-se a primeira empresa do setor a comprometer-se com a neutralidade carbónica até 2050. 

Como líder mundial em eólicas offshore, a Ørsted aporta três décadas de experiência no desenvolvimento, construção, operação e propriedade de parques eólicos offshore de fundo fixo, e foi recentemente premiada com a primeira área flutuante de locação de energia eólica offshore ao largo da costa da Escócia. A Ørsted tem uma carteira crescente de projetos eólicos em terra, solares e de hidrogénio renovável, e tem o objetivo de instalar 50 GW de energia renovável até 2030. 

Até à data, a Ørsted instalou aproximadamente 13 GW de capacidade de energia renovável através de energia eólica offshore (7,6 GW), eólica onshore (3,4 GW), e biomassa sustentável (2,0 GW). A Ørsted foi classificada como a empresa de energia mais sustentável do mundo pela Corporate Knights pela quarta vez consecutiva, e abriu recentemente um escritório em Madrid. 

Após vários anos de desenvolvimento de conceitos e testes em pequena escala, o eólico flutuante offshore está perto da comercialização, e espera-se que este mercado global atinja 21 GW de capacidade instalada até 20351 . Espanha tem como alvo a energia eólica marítima flutuante 3GW até 2030 e a cadeia de abastecimento do país está preparada para entrar na energia eólica marítima flutuante, depois de décadas de experiência de fornecimento à frota espanhola de parques eólicos onshore. 

De acordo com João Costeira, Diretor-executivo de Geração de Baixo Carbono da Repsol: "Contar com a Ørsted, líder mundial em eólicas offshore, como parceiro, posiciona-nos como relevantes no desenvolvimento futuro da tecnologia flutuante, com potencial de crescimento na costa espanhola e na qual já temos experiência graças ao nosso envolvimento no projeto Windfloat Atlantic ao largo da costa de Portugal". 

Martin Neubert, vice-presidente executivo e diretor comercial da Ørsted, afirma: "Estamos entusiasmados por unir forças com a Repsol para explorar os desenvolvimentos da tecnologia eólica flutuante offshore em Espanha e reafirmar o nosso compromisso em impulsionar a comercialização desta tecnologia, que alargará o alcance da eólica offshore ao permitir instalações mais offshore e de maior profundidade marítima”. 

Segundo Rasmus Errboe, responsável pela região da Europa Continental na Ørsted: "Espanha é uma das maiores frotas mundiais de parques eólicos onshore e solares fotovoltaicos e, no final desta década, produzirá também energia renovável à escala de parques eólicos offshore flutuantes. Esperamos sinceramente poder trabalhar com a Repsol, o principal fornecedor de energia do país, para ajudar a acelerar a transição de Espanha para a energia renovável, criando ao mesmo tempo empregos locais e investindo na cadeia de fornecimento espanhola".

Sobre a Ørsted 

A Ørsted tem a visão de um mundo que funcione inteiramente com energia verde. A Ørsted desenvolve, constrói e opera parques eólicos offshore e onshore, parques solares, instalações de armazenamento de energia, instalações de hidrogénio renovável e combustíveis verdes, e instalações de bioenergia. Adicionalmente, a Ørsted fornece produtos energéticos aos seus clientes. Ørsted é a única empresa energética no mundo com um objetivo de emissões líquidas zero, conforme validado pela iniciativa Science Based Targets (SBTi). Ørsted é a empresa de energia mais sustentável do mundo no índice Corporate Knights' 2022 do Global 100 das empresas mais sustentáveis do mundo e é reconhecida na lista CDP Climate Change A List como líder mundial em ação climática. Sediada na Dinamarca, Ørsted emprega 6.836 pessoas. Ørsted está cotado na Nasdaq Copenhaga (Orsted). Em 2021, as receitas do grupo eram de 77,7 mil milhões de DKK (10,4 mil milhões de euros). Visite orsted.com.

Sobre a Repsol

Repsol é uma multienergética internacional, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, sendo a primeira empresa do setor a assumir o objetivo de neutralidade carbónica até 2050. Presente em toda a cadeia de valor energética, a Repsol emprega 24.000 pessoas e distribui os seus produtos em cerca de 100 países para satisfazer as necessidades energéticas dos seus 24 milhões de clientes. Líder ibérica, em Portugal, a sua vocação multienergética é extensível às várias áreas em que está presente, através da produção e comercialização de produtos energéticos indispensáveis para o bem-estar da sociedade. Os contantes investimentos em produtos de baixo teor carbónico fazem da companhia um dos maiores investidores e empregadores nacionais.